Cadastro de cliente

Rotina de cadastro de cliente 

Esta função tem como principal objetivo realizar o cadastro e a pesquisa de um cliente dentro do sistema.

1.1 – Acesso à Rotina

Para realizar o cadastro de cliente é necessário acessar: Vendas > Cadastros > Clientes.

1.2 – Tela de cadastro de cliente

Para abrir a tela de cadastro de cliente basta clicar no botão “Novo”.

 

Dentro da tela de cadastros haverá oito abas para o cadastro de informações do cliente, dentro dessas abas terão painéis com campos de informações para poder incluir os dados do cliente no cadastro.

Abas para o cadastro do cliente:

  • Cliente: Essa aba é destinada para a inclusão das informações básicas do cliente;
  • Endereços: Essa aba é destinada para a inclusão das informações de endereços do cliente;
  • Fiscal: Nesta aba será adicionado as informações fiscais e tributárias do cliente;
  • Dados Bancários: Essa aba é destinada para a inclusão das informações de dados bancários do cliente;
  • Formas de Pagamento: Essa aba é destinada para definição de qual tipo de forma de pagamento o cliente poderá usar no sistema;
  • Dependentes: Nesta aba será configurado os dependentes do cliente;
  • Complementares: Nesta aba terá opções complementares no cadastro do cliente.

1.2.1 – Campo de inclusão de dados da aba Cliente

Nesta aba irá conter dois painéis de dados com campos para serem preenchidos.

Painel Dados – ID e seus campos

  • Natureza: Neste campo será selecionado se a natureza do cliente é uma natureza Física ou Jurídica;
  • Nome / Nome Fantasia: Neste campo será inserido o Nome ou Nome Fantasia do cliente;
  • Razão Social: Neste campo será inserido a Razão Social do cliente;
  • CPF / CNPJ: Neste campo será inserido o CPF ou CNPJ do cliente;
  • RG / IE: Neste campo será inserido o RG, caso o mesmo seja isento de IE, ou a Inscrição Estadual do clientes;
  • Data Nascimento: Neste campo será inserido a data de nascimento do cliente
  • Status: Neste campo será definido se o status do cliente no sistema está Ativo ou Inativo;
  • E-mail: Neste campo será inserido o e-mail do cliente;
  • Esse cliente também é: Neste campo será selecionado se o cliente também é:
    ○ Fornecedor;
    ○ Cliente;
    ○ Fabricante;
    ○ Transportadora.

Painel Observação e o seu campo

Neste campo será inserido alguma informação complementares deste cliente.

Ao inserir os dados em qualquer campo de informação, é necessário clicar no botão “Salvar” após cada alteração para que o processo seja salvo.

OBS: nos campos de informação não é permitido inserir caracteres especiais. 

1.2.2 – Campo de inclusão de dados da aba Endereços:

Na aba Endereços haverá apenas um painel e com ele é possível adicionar mais de um endereço para o cliente.

 Painel Endereço e seus Campos:

  • Cep: Neste campo será inserido o Cep de cliente;
  • Endereço: Neste campo será inserido o endereço do cliente;
  • Número: Neste campo será inserido o número de endereço do cliente;
  • Município: Neste campo será inserido o município do cliente;
  • Bairro: Neste campo será inserido o bairro do cliente;
  • Complemento: Neste campo será inserido o complemento do endereço do cliente;
  • IBGE: Neste campo será inserido o IBGE do cliente;
  • UF: Neste campo será inserido o Estado do cliente;
  • Telefone 1: Neste campo será inserido um telefone de contato do cliente;
  • Telefone 2: Neste campo será inserido outro telefone de contato do cliente;
  • Principal: Neste campo poderá ser definido se o endereço cadastrado é o principal.

Ao inserir as informações nos campos respectivos deve clicar no botão “Adicionar Endereço”.

Ao inserir os dados em qualquer campo de informação, é necessário clicar no botão Salvar após cada alteração para que o processo seja salvo.

OBS: nos campos de informação não é permitido inserir caracteres especiais.

1.2.3 – Campo de inclusão de dados da aba Fiscal

Na aba Fiscal há apenas um painel, nesta aba será incluída as informações fiscais do cliente.

Painel Fiscal e seus campos:

  • Substituto Tributário Municipal: Neste campo será marcado caso o cliente seja Substituto Tributário Municipal;
  • Isento Inscrição Estadual: Neste campo será marcado caso o cliente seja Isento de IE;
  • ALIQ CL SS Percentual: Neste campo será inserido o percentual alíquota CL SS;
  • ALIQ IRRF Percentual: Neste campo será inserido o percentual alíquota IRRF;
  • Outras Deduções: Neste campo será inserido outras deduções fiscais;
  • Insc. Municipal: Neste campo será inserido a inscrição municipal do cliente.

Ao inserir os dados em qualquer campo de informação, é necessário clicar no botão “Salvar” após cada alteração para que o processo seja salvo.

OBS: nos campos de informação não é permitido inserir caracteres especiais.

1.2.4 – Campo de inclusão de dados da aba Dados Bancários:

Dentro da aba de Dados Bancárias existe apenas um painel.

Painel Conta Bancária e seus campos:

  • Tipo Conta: Neste campo será selecionado se o tipo de conta do cliente é Poupança, Corrente ou Salário;
  • Banco: Neste campo será selecionado o Banco da conta do cliente;
  • Agência: Neste campo será inserido a agência do cliente;
  • Agência dígito: Neste campo será inserido o dígito da agência do cliente;
  • Conta: Neste campo será inserido a conta do cliente;
  • Conta Dígito: Neste campo será inserido o dígito da conta do cliente.

Ao inserir os dados em qualquer campo de informação, é necessário clicar no botão “Salvar” após cada alteração para que o processo seja salvo.

OBS: nos campos de informação não é permitido inserir caracteres especiais.

1.2.5 – Campo de inclusão de dados da aba Formas de Pagamento:

Na aba de Forma Pagamento será selecionado as formas de pagamento que o cliente poderá utilizar em uma venda dentro do sistema.

Painel Tipo de Pagamento Disponível:

Neste painel estará listado todas as formas de pagamento cadastradas no sistema, assim podendo ser selecionado as formas de pagamento disponíveis para o cliente cadastrado.

 1.2.6 – Campo de inclusão de dados da aba Dependentes

Nesta aba será possível vincular um dependente

Painel Cadastrar Dependente e seus campos:

  • Nome do Dependente: Neste campo será inserido o nome do dependente;
  • CPF: Neste campo será inserido o CPF do dependente.

Ao inserir as informações do dependente, basta clicar no botão “Adicionar Dependente”.

Painel Dependentes

Neste painel estará listado todos os dependentes adicionados para este cliente.

 1.2.8 – Campo de inclusão de dados da aba Complementares:

Nesta aba você terá opções complementares no cadastro do cliente.

Painel Dados Complementares e seus campos:

  • Vendedor: Neste campo será selecionado o vendedor para este cliente.

Painel Quem indicou? e seus campos

  • No campo de pesquisa é possível ver o cliente que indicou o cliente cadastrado.

1.3 – Pesquisa de clientes

Já na tela de pesquisa de clientes é possível realizar filtros para buscar e encontrar clientes cadastrados dentro do sistema.

No painel de filtros há campos de filtros para realizar a pesquisa de clientes dentro da ferramenta.

Painel de Filtros e seus campos:

  • Nome: Neste campo será inserido o nome de cliente;
  • CPF / CNPJ: Neste campo será inserido o CPF ou CNPJ;
  • Telefone: Neste campo será inserido o telefone;
  • Telefone: Neste campo será inserido o telefone secundário do cliente;
  • Cidade: Neste campo será inserido a cidade do cliente;
  • Status: Neste campo será selecionado o status do cliente dentro do sistema, Ativo ou Inativo.

Ao efetuar o filtro desejado, basta clicar no botão “Pesquisar”.

Com o filtro aplicado, o sistema irá retornar a lista de clientes cadastrados. Nesta lista haverá oito colunas de informações dos clientes.

Lista de clientes e suas colunas:

  • Id: Neste campo será informado o Id do cliente;
  • Nome: Neste campo será informado o Nome do cliente;
  • CPF/CNPJ: Neste campo será informado CPF ou CNPJ do cliente;
  • Superior Responsável: Neste campo será informado o superior responsável do usuário;
  • Telefone 1: Neste campo será informado o telefone 1 do cliente;
  • Telefone 2: Neste campo será informado o telefone 2 do cliente;
  • Status: Neste campo será informado se o cliente está Ativo ou Inativo;
  • Ações: Neste campo haverá dois botões:
    ○ Cadastro: Ao clicar neste botão o sistema irá abrir a tela de cadastro de cliente (Tópico 1.2);
    ○ Excluir: Ao clicar neste botão o cliente irá ser excluído do sistema.
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