Como fazer venda em Carteira
A venda em carteira pelo sistema Lukro é feito no nome do cliente com um prazo determinado pela empresa que está vendendo, geralmente é um prazo de 30 dias, mas pode mudar dependendo a gestão da empresa.
Para realizar a venda em carteira no sistema é simples, todo processo no sistema é rápido e fácil de utilizar. O principal objetivo deste manual é ajudar o cliente Lukro a realizar uma venda em carteira.
Mas antes de iniciar o processo e realizar a venda em carteira propriamente dita, é necessário verificar se as informações de cadastro estão corretas.
Cadastro de cliente no Loja:
Para realizar a venda em carteira é necessário verificar se o cliente possui o Tipo de Pagamento Carteira disponível em seu cadastro. Para isso, basta ir em:
Já na tela de cadastro de cliente, há 5 campos para preencher e realizar o filtro do cliente que deseja verificar se no cadastro o Tipo de Pagamento “Carteira” está disponível, sendo os campos:
- Nome: Neste campo será inserido o nome de cliente;
- CPF / CNPJ: Neste campo será inserido o CPF ou CNPJ;
- Telefone: Neste campo será inserido o telefone;
- Cidade: Neste campo será inserido a cidade do cliente;
- Status: Neste campo será selecionado o status do cliente dentro do sistema, Ativo ou Inativo.
Ao efetuar o filtro desejado, basta clicar no botão Pesquisar.
Após localizar a empresa que deseja, basta clicar duas vezes encima ou ir à opção ações, onde aparece um lápis de edição.
Ao abrir o cadastro é necessário entrar na quinta aba Formas de Pagamento e verificar se a forma de pagamento RECEITA – Carteira está marcada para o cliente.
Cadastro de pessoa no Financeiro:
Ao acessar o financeiro é necessário verificar o cadastro de cliente, para isso deve-se ir em:
Após filtrar o cliente, basta abrir o cadastro dele. Na tela de cadastro da pessoa, na opção Informações Comercial é necessário verificar se o cliente tem algum valor no campo Limite Carteira. Este campo irá limitar o valor de compra em carteira que o cliente terá:
Cadastro de forma de recebimento:
Para acessar o cadastro de forma de recebimento, basta seguir o seguinte caminho:
Se a forma de recebimento Carteira não estiver cadastrada, será necessário realizar o cadastro da mesma e realizar os vínculos com o Financeiro.
Venda em carteira:
Após a checagem de dados, basta iniciar a rotina de vendas normalmente:
Com a venda configurada, e com o cliente vinculado, deve-se prosseguir para a tela de faturamento ao gerar o pedido e fatura-lo. Dentro da tela de faturamento irá haver a opção de recebimento Carteira.
Para finalizar o faturamento da venda em carteira, é necessário inserir o valor no campo da forma recebimento carteira e faturar a venda clicando no botão Faturar.