Como utilizar a ferramenta de Compras

A principal função deste manual é ajudar o cliente Lukro a utilizar, da melhor forma, a ferramenta de compras no sistema.

Acesso à ferramenta:

Utilizar a ferramenta de compras é simples, para isso, é necessário acessar o módulo Estoque do sistema e seguir os passos abaixo:

1- Estoque > 2- Ferramentas > 3- Compras

Filtros:

Ao acessar a ferramenta, haverá o painel Compras com 7 campos de filtros para serem preenchidos, conforme exemplo.

Os campos são:

  • Fornecedor: Neste campo será selecionado o Fornecedor da nota;
  • Transportadora: Neste campo será selecionado a Transportadora da nota;
  • Nota de devolução: Neste campo será selecionado se a nota é de devolução, com as seguintes opções:

           *Selecione: Está é uma opção neutra;
           *Não: Esta opção não irá trazer notas de devolução;
           *Sim: Esta opção ira trazer notas de devolução.

  • Nº Nota: Neste campo será informado o número da nota;
  • Data de Entrada: Neste campo será informado a data inicial e final da entrada de nota;
  • Data de Autorização: Neste campo será informado a data inicial e final da autorização;
  • Status: Neste campo será selecionado qual o status da nota, que são:         

           *Selecione: Esta é uma opção neutra;
           *Aberta: Esta opção irá selecionar as notas Aberta;
           *Processada: Esta opção irá selecionar as notas Processadas;
           *Cancelada: Esta opção irá selecionar as notas Canceladas.

 

Ao realizar o filtro desejado, basta clicar no botão Pesquisar para aplicá-los, conforme exemplo:

Configuração de nota

Para abrir a tela de configuração de nota, é necessário acessar a ferramenta de compras e clicar no botão Novo, que fica ao lado direito da tela.

Painéis e campos da ferramenta:

Após clicar no botão Novo, será aberto a tela da ferramenta de compras, conforme exemplo:

Já na tela de compras, haverá 5 painéis com vários campos para realizar a configuração da nota, os painéis são:

Arquivo XML:

No painel Arquivo XML, haverá campos referente ao processamento da XML da nota, sendo eles:

  • Selecione seu arquivo XML: Neste campo será anexado a XML da nota que esta salva no seu computador, para isso, basta clicar no botão Escolher arquivo e selecionar o documento;
  • Processar: Após importar a XML da nota, ao clicar nesta opção, será processada as informações da nota;
  • Recomeçar: Ao clicar nesta opção, o processamento da nota será desfeito e será necessário refazer a importação e processamento da XML;
  • Download XML: Ao clicar neste botão, será realizado o download da XML pelo Fsist.

Observação: ao preencher os campos deste painel é importante clicar no botão Salvar para que as informações sejam cadastradas e o sistema habilite novas configurações, caso haja.

Dados Principais:

No painel Dados Principais, haverá 9 campos para preencher com alguns dados sobre a nota fiscal, sendo eles:

  • Fornecedor: Neste campo será informado o Fornecedor da nota;
  • Transportadora: Neste campo será informado a Transportadora da nota;
  • Nº Nota: Neste campo será informado o número da nota;
  • Chave da Nota: Neste campo será informado a chave da nota;
  • Frete Por Conta: Neste campo será selecionado o responsável pelo frete, sendo as opções:

           *Sem frete
           *Emitente
           *Destinatário

  • CFOP: Neste campo será informado o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) da nota, tendo opções para;

           *Compra no Estado;
           *Compra fora do Estado.

  • Data e hora de Entrada: Neste campo será informado a data e hora da entrada da nota;
  • Data e hora de Autorização: Neste campo será informado a data e hora de autorização da nota;
  • Observação: Neste campo será informado observações sobre a nota.

Observação 1: No campo Observação não é permitido inserir caracteres especiais (“ ´ ”, “ ‘ ”, “ ! ”, “ @ ”, “ # ”, “ ; ” e etc).

Observação 2: ao preencher os campos deste painel é importante clicar no botão Salvar para que as informações sejam cadastradas e o sistema habilite novas configurações, caso haja.

Totalizadores:

No painel Totalizadores, haverá campos para serem preenchidos com informações de valores da nota fiscal, sendo eles:

  • Tot. ICMS: Neste campo será informado o total de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da nota;
  • Tot. IPI: Neste campo será definido o Total de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da nota;
  • Subst. Tributaria: Neste campo será definido a Substituição Tributária da nota;
  • Tot. Outros Custos: Neste campo será definido o total de outros custos da nota;
  • Total de Descontos: Neste campo será informado o Total de Descontos da nota;
  • Total de Produtos: Neste campo será definido o Total de Produtos da nota;
  • Peso Bruto: Neste campo será definido o Peso Bruto dos produtos da nota;
  • Peso Líquido: Neste campo será definido o Peso Líquido dos produtos da nota;
  • Qtd. Volume: Neste campo será definido a quantidade de volume da nota;
  • Total de Frete: Neste campo será informado o Total de Frete da nota;
  • Quantidade de Itens: Neste campo será informado a quantidade de itens presentes na nota;
  • Total da Nota: Neste campo será informado o valor total da nota.

Observação: Ao preencher os campos deste painel é importante clicar no botão Salvar para que as informações sejam cadastradas e o sistema habilite novas configurações, caso haja.

Configurações da nota:

No painel Configurações da nota, é necessário inserir as informações solicitadas nos campos:

  • Remessa de garantia: Neste campo será selecionado se a configuração da nota será uma Remessa de garantia;
  • Atualizar Custos: Neste campo será selecionado se as informações irão atualizar os preços de custos dos itens no sistema;
  • Atualizar Preço de venda: Neste campo será selecionado se as informações irão atualizar os preços de vendas dos itens do sistema;
  • % Margem Geral: Neste campo será definido a percentagem da margem geral da nota;
  • Gerar Divida: Neste campo será selecionado se os valores da nota irão gerar dividas, caso seja selecionado sim, o sistema irá habilitar um nono painel.

Informações Financeiras:

Dentro do painel Informações Financeiras, haverá alguns campos para preenchimento:

  • Vlr Restante: Neste campo será informado automaticamente o valor restante da divida gerada;
  • Natureza: Neste campo será selecionado a natureza financeira da operação;
  • Vencimento: Neste campo será selecionado o vencimento da divida financeira que será gerada;
  • Vlr Parcela: Neste campo será definido o valor da parcela da divida;
  • Adicionar: Ao clica neste botão, o sistema irá carregar as informações dos campos anteriores, do painel Informações Financeiras, e gerar a parcela.

Ao adicionar a parcela, os dados irão ser apresentados abaixo.

  • Movimentar Estoque: Neste campo será selecionado se a nota irá realizar movimento de estoque, sendo assim, ao selecionar como Sim haverá a movimentação de estoque

Observação 1: Os produtos precisam estar como a flag Movimentar Estoque marcada em seu cadastro.

Observação 2: Ao preencher os campos deste painel é importante clicar no botão Salvar para que as informações sejam cadastradas e o sistema habilite novas configurações, caso haja.

  • Nota de Devolução: Neste campo será selecionado a configuração para nota de devolução. Caso seja selecionado como Sim, será aberto um novo campo chamado Chave da Nota Origem, neste campo será informado o número da chave de origem da nota que ira ser devolvida:
  • Tipo Frete: Neste campo será selecionado o tipo de frete para a Nota, os tipos são:

            *CIF(Pago)
            *FOB(Pago)
            *FOB(A pagar)

  • Nº Conhecimento: Neste campo será inserido o número conhecimento da nota;
  • Valor Frete Fob: Caso seja selecionado a opção FOB(A pagar), no campo Tipo Frete, será necessário informar o valor a pagar neste campo;
  • Data de Vencimento: Neste campo será definido a data de vencimento da nota.

Observação: Ao preencher os campos deste painel é importante clicar no botão Salvar para que as informações sejam cadastradas e o sistema habilite novas configurações, caso haja.

Itens da Compra:

No painel Itens da Compra, haverá alguns campos para preenchimento:

  • Ação: Neste campo você consegue visualizar um botão “X” em vermelho, que possui a função de retirar o item da nota;
  • Código Nota: Neste campo é possível visualizar o código do produto que se encontra na nota;
  • Produto Nota: Neste campo mostra a descrição do produto que se encontra na nota;
  • Produto Sistema: Neste campo é informado o produto da nota vinculado no sistema. Caso o produto não esteja vinculado automaticamente, há dois procedimentos:

           *Cadastro de produto: Se for necessário cadastrar o produto, deve-se deixar o campo em branco para que o sistema realize o cadastro com base nas informações da nota;
           *Vincular Produto: Se for necessário vincular o produto da nota no sistema, ao inserir alguma informação no campo, irá abrir um menu para selecionar o item que deseja vincular no sistema, conforme exemplo:

  • Apagar Vinculo: Neste campo, é possível excluir o vínculo do Produto sistema, clicando no botão X em vermelho;
  • Tamanho: Neste campo poderá ser inserido o tamanho do produto para o processamento da nota;
  • Cor: Neste campo poderá ser inserido a cor do produto para o processamento da nota;
  • Valor Unitário: Neste campo será informado o valor unitário do produto da nota;
  • Quantidade: Neste campo será informado a quantidade do produto da nota;
  • Multiplicador: Neste campo será preenchido com o multiplicador de quantidade do produto da nota. Assim o sistema irá multiplicar o Valor Unitário pelo valor do Multiplicador que irá resultar no valor do Custo Unitário;
  • Unidade: Neste campo será informado o tipo de unidade do produto da nota;
  • Desconto: Neste campo será informado o desconto do produto da nota;
  • %ICMS: Neste campo será informado a percentagem do ICMS do produto da nota;
  • Valor ICMS: Neste campo será informado o valor do ICMS, com base na percentagem;
  • %IPI: Neste campo será informado a percentagem do IPI do produto da nota;
  • Valor IPI: Neste campo será informado o valor do IPI, com base na percentagem;
  • Valor Frete: Neste campo será informado o valor de frete do produto da nota;
  • %ICMS Subs. Trib.: Neste campo será informado a percentagem do ICMS Substituto Tributário do produto;
  • ICMS Substituição: Neste campo será informado o valor do ICMS Substituto Tributário do produto;
  • Custo Unitário: Neste campo será informado o custo unitário do produto da nota;
  • Custo Total: Neste campo será informado automaticamente o custo total do/dos produto/produtos. Sendo assim, o campo Valor Unitário será multiplicado pelo campo Quantidade e resultando no Custo Total;
  • Margem Lucro %: Neste campo será definido a percentagem de lucro que será definido no produto;
  • Preço de Venda: Neste campo será definido o preço de venda do produto manualmente. Caso tenha sido informado a margem de lucro, o sistema irá realizar o cálculo automático do preço de venda;
  • Tipo de Ajuste: Neste campo será definido se o ajuste do produto será como Entrada ou Saída;
  • Qtd.: Neste campo será definido a quantidade dos produtos que serão processados da nota;
  • Observação: Neste campo será definido uma observação adicional ao produto da nota.

Observação: Ao preencher os campos deste painel é importante clicar no botão Salvar para que as informações sejam cadastradas e o sistema habilite novas configurações, caso haja.

Botões:

Dentro da ferramenta, há quatro botões para a operação:

Os botões são:

  • Voltar: Este botão tem a função de voltar a tela anterior (Lista de entrada de notas);
  • Salvar: Este botão tem a função de salvar o processo realizado dentro da tela de ferramenta de compra;
  • Processar: Este botão tem a função de processar as informações da nota no sistema e dar a entrada da mesma;
  • Cancelar: Este botão tem como função cancelar a entrada da nota.

Observação: Antes de processar a nota para ela dar entrada no sistema, é necessário conferir e reconferir os dados. Pois, alguns campos não editáveis após o processamento.

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